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8 em cada 10 pacientes de planos de saúde tiveram problemas nos últimos dois anos


Foto: Internet
8 em cada 10 pacientes de planos de saúde tiveram problemas nos últimos dois anos
Entre as reclamações mais recorrentes dos usuários estão a dificuldade para marcar consultas, exames, cirurgias e procedimentos de maior custo e falhas no atendimento em pronto-socorro.


18/10/2013
De acordo com pesquisa encomendada pela Associação Paulista de Medicina (APM) ao Instituto Datafolha, 79% dos usuários que recorreram aos planos de saúde nos últimos 24 meses relataram problemas.

Se considerarmos 10,4 milhões de usuários com mais de 18 anos no estado de São Paulo que utilizaram os serviços nos últimos 24 meses, temos 8,2 milhões de pacientes apresentando queixas. Além disso, a média de problemas é de 4,3 por pessoa, o resulta, para esse público específico, total superior a 32 milhões de problemas em dois anos.

Entre as reclamações mais recorrentes dos usuários estão a dificuldade para marcar consultas, exames, cirurgias e procedimentos de maior custo e falhas no atendimento em pronto-socorro.

"Os pacientes pagam os planos de saúde justamente para fugir das dificuldades de acesso enfrentadas no Sistema Único de Saúde e se deparam com uma série de problemas. É preciso que as empresas ampliem a rede credenciada urgentemente", afirma o presidente da APM Florisval Meinão.

De acordo com o secretário de Saúde Suplementar da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Márcio Bichara, o aumento do número de usuários de planos de saúde não foi acompanhado pelo aumento de investimentos na área. "Hoje não existe rede física instalada para atender toda a demanda.

Está faltando leitos e médicos de algumas especialidades. O atendimento está cada vez mais precarizado, por causa do aumento do número de usuários e pelo baixo investimento na ampliação da rede pelas operadoras dos planos", destacou.

Ainda segundo a pesquisa, 53% dos pacientes concordam que os planos de saúde colocam restrições e obstáculos ao trabalho dos médicos e 67% têm a percepção de que os planos dificultam a realização de exames de maior custo.
Fonte : Valéria Amaral com APM



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